Depois da postagem de Como fazer sabão com óleo de cozinha usado e de ter ajudado muita gente a economizar em casa, além de ter colaborado com a preservação do planeta, nada melhor do que ter outra receitinha básica de produto de limpeza fundamental para nossa casa.

E agora vai ser a vez da água sanitária caseira!!!

Assim, além de criar o seu próprio sabão, irá também criar a sua água sanitária e economizar na hora das compras!!!

Material:

  • 1 litro de cloro líquido (hipoclito de sódio)
  • 50g de barrilha (1 colher de chá)
  • 5L de água

Modo de fazer:

  • Dissolva a barrilha com o cloro.
  • Depois vá adicionando a água e mexendo sempre.
  • Depois de misturar e mexer todos os ingredientes, coloque dentro de uma garrafa escura para manter conservada a água sanitária (pois já percebeu que a água sanitária que compramos são em recipientes mais escuros ou que não são transparentes?!).
  • Espere 24h para que a água sanitária descanse e possa ser usada!

Esta receita rende 6 litros.

Dicas importantes:

Se quiser uma agua sanitária mais concentrada, basta apenas diminuir a quantidade de água indicada. No entanto, o ideal é 5L de água para cada 1L de cloro, pois já está na concentração da água sanitária normal que costumamos usar.

A barrilha é encontrada em loja de produtos químicos. É uma substância alcalina, em pó, sem cheiro, de cor branca, não inflamável, responsável por absorver lentamente a umidade quando exposta na atmosfera, sendo responsável pela aglomeração do produto.

Se desejar, pode fazer a mistura apenas com água e cloro na mesma proporção, não colocando a barrilha. No entanto, não terá uma excelente qualidade como se colocar a barrilha na mistura.

Quando for manipular estes ingredientes, lembre-se de estar com luvas, avental, e outros produtos de proteção para não causar nenhum acidente.

Mantenha fora do alcance das crianças e animais.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...