Como uma Nordestina Nata e com muito orgulho de ser, não poderia deixar de mostrar para vocês como se fazer uma bela decoração junina de forma muito simples e muito barata.

Os materiais, muitos serão encontrados em mercados populares, feiras de bairro. Outros até nem será preciso comprar, pois, com certeza, teremos um ou alguns deles na nossa casa que servirá como decoração.

A decoração do São João busca uma idéia bem caipira (ou matuta, como diz lá na minha terra), com utensílios bastante simples, rústicos, trazendo elementos que costumamos usar no dia-a-dia como parte da decoração.

É o caso das peneiras de palha, abano de palha, vassoura de palha. Ou ainda a chita em suas variadas formas, como toalha de mesa, almofadas, abajur, entre outros.

Antes de fazer a listinha do material que precisa comprar, vasculhe sua casa para ver se acha algum deles, pois, com certeza, pelo menos um irá achar. O que faltar, vai no mercado mais próximo e compra tudo! Mas nem precisa se preocupar em gastar muito, pois são materiais beeeemmm em conta mesmo e com a vatagem de que depois que passar a festança, poderás usar muitas coisas na sua cozinha, na sua casa.



As bandeirinhas que são tradicionais em qualquer festa de São João, também não podem faltar. Super simples de fazer, podem ser utilizado na sua criação até revista e jornal velho. Se quiser ainda fazer em tema de copa, é só incluir o verde e amarelo.

Os balões, também tradicionais nesta festa, são vendidos em qualquer mercado ou barraquinha de fogos.
Quem quiser inovar, pode utilizar o balão japonês que, inclusive, muitos já tem na decoração de suas casas. Porquê não?! É só usar a criatividade!

As fogueiras podem ser usadas de várias formas: ao natural, esquentando este clima de São João; de isopor, papel e lâmpada; ou de papel em formato da fogueira.
Estas três opções acima são exatamente desta forma que indiquei, pois depende da necessidade e do espaço que cada um tem para a sua decoração. Mas, se puder, ponha a fogueira natural e se delicie!


As almofadas de chita, são super temáticas. Combinam perfeitamente com o clima desejado na decoração. Portanto, se tiver uma almofada velha que precise de uma capa, não hesite em fazer uma de chita. Pois, depois que a festa junina passar, ela dará uma super alegria à sua casa.
Pode espalhar no chão ou empilhar para fazer banquinhos. Outra idéia é colocar em cada cadeira uma almofada de chita em clima da festa.
Além das almofadas de chita, uma boa idéia são os banquinhos cobertos de chita no assento. Use os banquinhos que tiver em casa, pode até ser aqueles de plástico mesmo, e forre a sua parte de cima com chita. Vai ficar lindo e super decorado!

Se tiver uma cúpula ou um abajur de palha, traga-o logo para dentro da decoração. Se não tiver, improvise com um cesto de palha e uma lâmpada!!
Além desta opção de abajur, há também a de chita, é claro! Forre a cúpula do seu abajur com o tecido de chita que mais gostar e ilumine o espaço da festa.
Depois que a festa acabar, se quiser, é só tirar a capa!

Não só podemos estar caracterizadas, mas também usar as nossas caracterizações como decoração na festa!
Porque não penduraros vestido antigos de “matuta” que tem guardado seu ou da sua filha e espalhar pendurado pela casa?! Vai ficar um charme e super inovador!
Se quiser também, pode pedir para suas convidadas trazer os delas e fazer uma super exposição!
As toalhas de mesa podem ser com estampas em xadrez ou de chita, como demonstrado acima. Se quiser, como a idéia é de caipira, pode usar as duas de forma bem equilibrada para compor a decoração também!

Use os seus lenços xadrez que estiverem guardados para ajudar na decoração das mesas e da festa.

Use sacos de arroz, feijão ou café para decorar a mesa. Podem ser colocados com o próprio produto dentro ou, como é mais usado, ser usado como toalha de mesa. Para isto, basta juntar muitos deles e unir com linha grossa.


Nos espaços que puder separar, ou se tiver alguma porta ou janela no local da decoração, aproveite para colocar cortinas de fitas de cetim
ou
cortinas de chita em tecido inteiro ou em tiras, conforme demonstrado nas imagens acima.

As bonecas de pano ou bonecos de palha são bastante usados na decoração da festa junina. Portanto, se tiver alguma boneca sua ou de sua filha guardada, pode trazer e decorar a mesa!
Se quiser fazer o seu boneco de palha, basta comprar palha e uma roupinha de boneca e chapéu, e encher de palha, como demonstrado acima.



Rodas de charrete são muito usada junto com toda a decoração da festa junina, por se tratar de um elemento muito usado pelos caipiras no interior. Assim, pode ser usada a roda mesmo na decoração do chão ou, mini charretes na decoração das mesas.

O abano de palha pode ser usado de na mesa, pendurado na parede, dependendo de como deseja decorar. Mas, como é um elemento super barato e que pode ser encontrado facilmente nos mercados, vale a pena abusar e decorar bastante.
Se quiser, pode ainda enfeitá-los com fitas ou com o que quiser, trazendo ainda mais alegria para a decoração.

Da mesma forma que os abanos, as peneiras também podem ser usadas nas mesas, penduradas ou até como sousplast. Coloque sua criatividade à mostra!
Se desejar, o chapéu de palha não será só usado nas cabeças dos convidados, mas, também como parte da decoração, da forma que desejar!
Se quiser, compre chapéu de palha e prenda-o atrás das cadeiras dos convidados!

Como tem bastante palha na decoração, a vassoura também não poderia falta, não é?! Ela pode ser usada na decoração tanto inteira, ou apenas a palha!
Use a palha prensada para decorar junto às mesas e em toda a festa!

Cestos de milho verde serão super bem-vindos nesta decoração junina!
Cestos de palha podem ser espalhados pela festa inteira, como forma de várias decorações, como para colocar comidas, para os presentes e lembrancinhas, na mesa, etc.

A leiteira também não poderia faltar! Podem comprar as grandes ou as menores para compor a decoração.
As grandes podem ser colocadas junto às rodas das charretes, palha prensada, vassoura de palha, etc.
Já as menores, podem ser colocadas tanto na mesa das comidas típicas, como nas mesas dos convidados com flores dentro. Se quiser, pode ainda dar como lembrancinhas com o nome e data da festa para cada convidado.



É claro que as comidas típicas não podem faltar, não é?! Muita canjica (curau), mungunzá (canjica), pé de moleque, milho verde, pamonha, bolo de milho, bolo de macaxeira (aipim), bolo pé de moleque, entre outras delícias!

Gostou?! Então agora é só dançar muito forró e curtir esta festa!!!






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...